Diversas reportagens e artigos publicados no site da Aliança pela Infância trazem nomes de pensadores e abordagens usadas na educação, em especial na primeira infância. Da escola construtivista de Lev Vygotsky e Jean Piaget à freiriana de Paulo Freire; da montessoriana de Maria Montessori à Waldorf de Rudolf Steiner. Cada uma dessas linhas possui saberes e características próprias que orientam o processo de ensino-aprendizagem.
Com o objetivo de falar sobre as aspectos de algumas teorias, linhas de trabalho e práticas pedagógicas do campo da infância, a Aliança dá início a uma série de matérias sobre pensadores da educação. Começamos pela pedagogia Waldorf, que já figurou em diversos textos no site.
Criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1919, a abordagem pedagógica usa de princípios da antroposofia – conhecimento profundo do ser humano, da qual Steiner é fundador – para defender e propor, a partir de uma compreensão antropógica da criança, uma abordagem holística, com clareza no pensar, equilíbrio emocional e iniciativa de ação.
Com a criação da primeira escola Waldorf para filhos de funcionários da Fábrica Waldorf-Astoria, Steiner, elaborou quatro princípios para guiar a instituição de ensino: 1. a escola seria aberta para todos os públicos; 2. deveria ser co-educacional com um currículo unificado de 12 anos; 3. os professores seriam responsáveis pela direção e administração da escola; e 4. a escola não deveria ter fins lucrativos.
Desde quando foi criada, a abordagem se espalhou pelo mundo. Atualmente, mais de 60 países fazem uso de seus processos de ensino-aprendizagem que visam a formação de adultos livres, com pensamento individual e criativo, sensibilidade artística, social e pela natureza, uma vez que destina-se também a sustentação do desenvolvimento integral da criança e do jovem. Segundo dados da FEWB de 2019 existem no Brasil 88 escolas Waldorf filiadas, sendo 42 jardins de infância, 19 escolas com Fundamental I e 15 com Fundametal II e 14 escolas que vão até o Ensino Médio nas cinco regiões brasileiras. Além destas outras 180 iniciativas Waldorf estão em processos de filiação.
Mas, na prática, quais são as características específicas da pedagogia Waldorf? Leonardo Paschoal, membro do núcleo da Aliança pela Infância de Aracaju (SE), pedagogo e fundador do Jardim de Infância Arcanjo Raphael e Cristina Velasquez, articuladora pedagógica da Federação de Escolas Waldorf no Brasil, explicaram alguns conceitos fundamentais.
Apesar de apontarem algumas características dessa abordagem pedagógica, é importante ressaltar que não se trata de determinações rígidas e fixas, possibilitando que cada escola siga a pedagogia com adaptações que julgar necessárias.


