“A criança precisa sentir muito forte dentro de si que o mundo é belo e que vale a pena fazer parte dele.”

A partir do 1º ano, a classe é composta por alunos da mesma faixa etária. A criança vai ao longo de cada ano, experimentando sensações e tendo vivências ligadas principalmente à sua idade. Essa classe continuará junto ao longo de todo o ensino fundamental, e, com ela, o seu professor de classe, adulto de referência dentro da escola para a criança. A vivência comum, as tarefas, o esforço coletivo do 1º até o último ano forjam uma grande família ao redor deste professor tão especial.

A convivência com a pluralidade é uma característica de uma sala de aula Waldorf. Nela, cada criança tem a chance de expressar-se e ser ela mesma e, ao mesmo tempo, vivenciar a riqueza e a beleza de poder ser diferente e fraterna.

O professor expõe as matérias com suas próprias palavras, os alunos fazem seus próprios livros com ilustrações e matérias dadas. A surpresa, a admiração, o prazer da descoberta, o planejamento, a improvisação, a ciência e a arte estão constantemente ligadas.

No 2º setênio (dos 7 aos 14 anos), a criança precisa sentir muito forte dentro de si que o mundo é belo e que vale a pena fazer parte dele. A autoridade natural é baseada no amor – mãos firmes, mas carinhosas, liberdade que orienta! A criança faz o que o professor diz porque o ama e o respeita profundamente. Ao final do segundo setênio, a criança começa lentamente a adentrar os mistérios e as possibilidades do 3º setênio (dos 14 aos 21 anos), no qual o jovem se abre para a vivência de que o mundo é verdadeiro. A autoridade se baseia cada vez mais nas qualidades pessoais (o aluno obedece ao professor admirado e respeitado), num crescente de liberdade e responsabilidade.

A atuação continuada do professor

Um professor Waldorf costuma acompanhar sua turma por maior tempo que somente um ano letivo. Nesta Pedagogia, quando a criança está entre seis e sete anos, considerada preparada para iniciar o Ensino Fundamental, ele está pronto para desbravar novos desafios. No 1° ano do Ensino Fundamental ela conhece aquela que será sua professora de classe até o final deste segmento. Como uma educadora de sua turma, o cerne de sua relação como educador é com os alunos, e não com as matérias. Por isso a proposta de um acompanhamento mais extenso, que possibilite inclusive um elo com as famílias e formação de um grupo social. Associada à professora de classe, estão os professores de matérias, como, por exemplo, temos as disciplinas de Inglês, Espanhol, Música, Educação Física e Trabalhos Manuais.

Currículo

A presença constante da arte no dia a dia da escola waldorf é estimulada não para o desenvolvimento de uma faculdade em si, mas como veículo didático para o aprendizado de todas as matérias. Música instrumental, canto, trabalhos manuais, artes aplicadas, pintura, desenho, desenho de formas, euritmia, educação física, declamação, dramatização e teatro, acompanham o conteúdo curricular e são desenvolvidas de acordo com a idade. Nesse cenário, além de ter seu processo de aprendizado facilitado, a criança também encontrará espaço para exteriorizar suas habilidades individuais.

As disciplinas são alternadas por épocas de aprendizagem. Cada época possui entre três e quatro semanas de duração. Após este período inicia-se outra época, quando outra disciplina começa a ser abordada. O ensino em épocas possibilita aos alunos receberem os conteúdos de forma não fragmentada. Através desse sistema, a criança pode efetivamente “mergulhar” em cada matéria e vivenciá-la profundamente. Ao término de uma época, a disciplina abordada “adormece” para que outra comece a ser ativada e, desta forma, há um rodízio das disciplinas, pensado de forma a tornar mais curioso e dedicado o aprendizado do aluno.

 

 

Notícias Recentes

Compartilhe como preferir

Copiar Link
WhatsApp
Facebook
Email